Três mortos

Este é o saldo negativo da tentativa precipitada de volta ao país do presidente deposto Manuel Zelaya. Apesar de ser veementemente contra o golpe de estado, por motivos óbvios - ferir o estado democrático de direito, os direitos humanos - mas não posso deixar de pensar a tentativa de pouso como uma estratégia mal fundamentada.

O apoio a Zelaya foi grande desde a anunciação do golpe. Somente na capital de honduras, 400 mil pessoas - a cidade possui pouco mais de 900 mil - ocupavam as ruas da cidade pedindo a volta do presidente. Era evidente que uma investida na tentativa de voltar a habitar o seu país, feito a revelia dos ditadores militares, geraria confusão e uma possível tragédia.

Porém para mim, uma pobre especuladora de esquerda, a insitência de Zelaya na tentativa do pouso tinha a finalidade de incitar a população a não conformidade com o novo governo imposto. O grande problema é que nessa convergência política atual que vive Honduras, incitar uma tentativa de revolta popular seria no mínimo desastroso. Tropas militares são especializadas em freiar esse tipo de ação, além disso, nenhum país próximo e apoiador do governo democrático de fato teria condições de enviar militares para a área de conflito em poucas horas.
Apenas Hugo Chavez manifestou seu apoio nesse sentido, mas evitou o embarque ao avião que tentaria a manobra em Tegucigalpa. Seus assessores o aconselharam do óbvio: era perigoso a um presidente polêmico quanto ele investir radicalmente num ataque como esse.

Honduras permanece sob domínio militar, tendo o chamado toque de recolher - que liberdade democrática é essa? - às 6 horas da tarde.
Mesmo que grande parte da mídia tente camuflar as atrocidades feitas na tentativa de impedir uma revolução popular é necessário pontuar que estas três mortes foram homicídios a bala militar, na testa dos manifestantes.

Que democracia de direito impede movimentos sociais com armas de fogo, e em "legíima defesa" atira em suas cabeças?


Se você quier ler mais e entender o golpe de honduras, longe da cobertura midiática, dá uma olhadinha também no blog do Nassif:
http://blogln.ning.com/forum/topics/as-clausulas-petreas-e-as


Aqui um vídeo das manifestações
http://www.youtube.com/watch?v=q-DexAHtHUs&feature=related

0 comentários:

Postar um comentário